terça-feira, 24 de maio de 2011

Jogo dos pontinhos



Esse é um jogo bem divertido, que exige muita atenção e estratégias.

É necessário ter o quadro dos pontinhos com os números intercalados.

O número de jogadores pode ser de 2 a 3.

Primeiro o grupo ou a dupla decide quem começa. A primeira ação é fazer um traço que una dois pontos. Explicar que para unir um ponto ao outro basta ir na vertical ou horizontal. A regra não permite traços nas diagonais.

Cada um na sua vez vai unindo os pontinhos. O objetivo do jogo é fazer um traço que feche um quadrado, ou seja, o último que fechar o quadrado marca o ponto que estiver dentro do quadrado.

À medida que os participantes vão ganhando pontos deverão marcar os pontos numa tabela. No final deverão somar quantos pontos fizeram.

Quem marcar mais pontos é o jogador.

******************************************************************************
Através desse jogo, os alunos aprenderam a desenvolver o cálculo mental, a resolver problemas através de estratégias.

O livro que os alunos estão usando na foto é o livro do PIC, livro do aluno, volume 1, 3ª série.
******************************************************************************

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Depoimento da professora Amanda Gurgel



Já passa de
732.554 acessos no You Tube.
4.730 comentários sobre o vídeo.


Professora Amanda Gurgel em audiência pública.
Depoimento Resume o quadro da Educação no Brasil.
Educadora fala sobre condições precárias de trabalho no RN/BRASIL.
(10/05/2011)

Não sou de postar vídeo, mas esse depoimento não poderia deixar de postar.
Não podemos nos calar.
Como diz aquela frase do
Martin Luther King

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."


domingo, 15 de maio de 2011

Rascunho na produção de texto



Fazer uma lista dos assuntos que serão abordados na produção de acordo com o tema proposto ou sobre a história que será recontada.

Combinar que cada assunto será um parágrafo.

Lembrar sobre os sinais de pontuação, coerência, coesão. Não esquecer do título.

Assim que terminarem de produzir os textos. Recolher para a correção necessária. Fazer as anotações, grifar erros, apontar os avanços que o aluno obteve. Por exemplo, se o aluno não utilizava parágrafo, e nesse texto mostrou visível esforço para utilizá-lo, é muito bom estimulá-lo escrevendo bilhetinhos em baixo do texto dizendo o quanto você está satisfeita com esse progresso.

Feita as correções, pedir para os alunos passarem a limpo o texto. Será a segunda produção. Os alunos deverão observar os seus erros e acertos e copiar o texto de maneira correta obedecendo as correções feita pelo professor.

No momento estou trabalhando sequência didática na produção de textos. É o 4º ano do ensino básico. Rascunho é uma das etapas. Trabalhar com rascunhos ajuda o aluno a ler a sua própria produçaõ e a reconhecer os seus erros. Através do erro é que aprendemos e refazemos. Só se aprende a escrever, escrevendo muito e errando muito também, por isso a importância do rascunho.

E você? Tem alguma sugestão de como trabalhar com rascunhos em sala de aula?