Objetivos:
- Desenvolver o conceito de ordem posicional dos números.
- Leitura dos números até a dezena de milhar.
- Realizar a composição e decomposição dos números.
MATERIAIS:
- Caderno, lápis e borracha para registro
- Ábaco
PROCEDIMENTO:
Fazer agrupamento com os alunos: sentados em duplas ou em trio com o ábaco sobre a carteira.
Deixar um tempo para que mexam no material, façam a contagem, separem as cores, ou seja, um tempo livre para explorar o material.
Explicar a ordem das unidades, dezenas, centenas, unidade de milhar e o posicionamento das peças no ábaco.
Apresentar a atividade: A professora vai ditar os seguintes números e vocês vão fazer a decomposição no ábaco.
A cada número ditado, passar nas carteiras para ver as possíveis dificuldades e intervenções.
Em seguida, pedir para que façam a leitura do número decomposto.
Registrar no caderno a decomposição dos números. Não esquecer de registrar a data.
Com o manuseio do ábaco nas aulas de matemática pude perceber avanços significativos na aprendizagem de composição e decomposição de números e na resolução de situações problema.
Os alunos tiveram ao seu alcançe um material prático, colorido e dinâmico. Quando disse que a aula estava chegando ao fim e que era hora de guardar o material, eles pediram para continuar a atividade.
É a terceira vez no ano letivo que utilizo o ábaco na sala de aula e estou muito feliz com os resultados. Tão feliz que registrei os momentos para postar aqui no blog.
Os materiais didáticos estão na escola pra ajudar, melhorar e aperfeiçoar o conhecimento dos alunos e não para ficarem guardados dentro de ármário. Se estiverem sujos é sinal de que foi usado e bem aproveitado!!!
Depois da aula de hoje, conclui que no meu planejamento devo contemplar mais as aulas práticas, pois é visível o quanto os alunos gostam e se envolvem com esse tipo de atividade.
E você? Já fez uso do ábaco em sala de aula? Tem sugestões de atividades?
É tão bom ver os alunos interagindo com os matériais, eles se tornam mais independentes as alunas ficam bem agradável e as aulas ficam mais atrativos para eles.
ResponderExcluirParabéns
bjs
Olá Ro
ResponderExcluirMe perdoe a hora. Estive offline o dia todo por conta do rastreamento. Desta vez registramos queixa na Polícia Federal também... Obrigada por seu carinho lá no bloguito.
Bjooooooooooo...........
http://amigadamoda.blogspot.com
Muito legal!!! Com o ábaco fica tão fácil, não é?
ResponderExcluirCom minhas filhas usei o ábaco japonês e material dourado. Ah, se todos os professores fossem como você...
Ah, inclusive, postei recentemente no meu blog, sobre como fazer o próprio material dourado. Super fácil. VocÊ já viu?
ResponderExcluirBeijos
Dif.@Corujinha...Amiga! obrigada, seu comentário me deixa feliz.
ResponderExcluirKinha: que bom vê-la aqui! obrigada!
A julia: obrigada pelo incentivo e pelo seu comentário, vou visitar o seu blog sim.
q bom!!!
ResponderExcluirParabéns acabei de aprender e conhecer um pouco mais desta matemática de ábaco.
ResponderExcluirgostei muito tenho que prepara minha aula pra hoje com o abaco
ResponderExcluirRosangila, bom-dia, assisti a um video em que alunos do UCMAS - Universal Concept of Mental Arithmetics Systems (que existe em mais de 40 países e é direcionado para crianças de 4 a 12 anos) fazendo conta usando o ábaco mentalmente e gesticulando com as mãos como se usasem o instrumento. Todas as crianças têm um lápis na mão direita. Você sabe o porquê?
ResponderExcluir