sexta-feira, 25 de março de 2011

Aula de matemática com o ábaco




Objetivos:

- Desenvolver o conceito de ordem posicional dos números.
- Leitura dos números até a dezena de milhar.
- Realizar a composição e decomposição dos números.

MATERIAIS:
- Caderno, lápis e borracha para registro
- Ábaco

PROCEDIMENTO:
Fazer agrupamento com os alunos: sentados em duplas ou em trio com o ábaco sobre a carteira.
Deixar um tempo para que mexam no material, façam a contagem, separem as cores, ou seja, um tempo livre para explorar o material.
Explicar a ordem das unidades, dezenas, centenas, unidade de milhar e o posicionamento das peças no ábaco.
Apresentar a atividade: A professora vai ditar os seguintes números e vocês vão fazer a decomposição no ábaco.
A cada número ditado, passar nas carteiras para ver as possíveis dificuldades e intervenções.
Em seguida, pedir para que façam a leitura do número decomposto.
Registrar no caderno a decomposição dos números. Não esquecer de registrar a data.







Com o manuseio do ábaco nas aulas de matemática pude perceber avanços significativos na aprendizagem de composição e decomposição de números e na resolução de situações problema.

Os alunos tiveram ao seu alcançe um material prático, colorido e dinâmico. Quando disse que a aula estava chegando ao fim e que era hora de guardar o material, eles pediram para continuar a atividade.

É a terceira vez no ano letivo que utilizo o ábaco na sala de aula e estou muito feliz com os resultados. Tão feliz que registrei os momentos para postar aqui no blog.

Os materiais didáticos estão na escola pra ajudar, melhorar e aperfeiçoar o conhecimento dos alunos e não para ficarem guardados dentro de ármário. Se estiverem sujos é sinal de que foi usado e bem aproveitado!!!

Depois da aula de hoje, conclui que no meu planejamento devo contemplar mais as aulas práticas, pois é visível o quanto os alunos gostam e se envolvem com esse tipo de atividade.


E você? Já fez uso do ábaco em sala de aula? Tem sugestões de atividades?



9 comentários:

  1. É tão bom ver os alunos interagindo com os matériais, eles se tornam mais independentes as alunas ficam bem agradável e as aulas ficam mais atrativos para eles.
    Parabéns
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Ro

    Me perdoe a hora. Estive offline o dia todo por conta do rastreamento. Desta vez registramos queixa na Polícia Federal também... Obrigada por seu carinho lá no bloguito.


    Bjooooooooooo...........

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal!!! Com o ábaco fica tão fácil, não é?
    Com minhas filhas usei o ábaco japonês e material dourado. Ah, se todos os professores fossem como você...

    ResponderExcluir
  4. Ah, inclusive, postei recentemente no meu blog, sobre como fazer o próprio material dourado. Super fácil. VocÊ já viu?

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Dif.@Corujinha...Amiga! obrigada, seu comentário me deixa feliz.

    Kinha: que bom vê-la aqui! obrigada!

    A julia: obrigada pelo incentivo e pelo seu comentário, vou visitar o seu blog sim.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns acabei de aprender e conhecer um pouco mais desta matemática de ábaco.

    ResponderExcluir
  7. gostei muito tenho que prepara minha aula pra hoje com o abaco

    ResponderExcluir
  8. Rosangila, bom-dia, assisti a um video em que alunos do UCMAS - Universal Concept of Mental Arithmetics Systems (que existe em mais de 40 países e é direcionado para crianças de 4 a 12 anos) fazendo conta usando o ábaco mentalmente e gesticulando com as mãos como se usasem o instrumento. Todas as crianças têm um lápis na mão direita. Você sabe o porquê?

    ResponderExcluir