quarta-feira, 30 de março de 2011

Atividades com papéis coloridos









Trabalho feito com os alunos no momento do recreio dirigido.
Sob orientação da inspetora.
Material: Sulfite, papel laminado de diversas cores
e lápis de cor.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Aula de matemática com o ábaco




Objetivos:

- Desenvolver o conceito de ordem posicional dos números.
- Leitura dos números até a dezena de milhar.
- Realizar a composição e decomposição dos números.

MATERIAIS:
- Caderno, lápis e borracha para registro
- Ábaco

PROCEDIMENTO:
Fazer agrupamento com os alunos: sentados em duplas ou em trio com o ábaco sobre a carteira.
Deixar um tempo para que mexam no material, façam a contagem, separem as cores, ou seja, um tempo livre para explorar o material.
Explicar a ordem das unidades, dezenas, centenas, unidade de milhar e o posicionamento das peças no ábaco.
Apresentar a atividade: A professora vai ditar os seguintes números e vocês vão fazer a decomposição no ábaco.
A cada número ditado, passar nas carteiras para ver as possíveis dificuldades e intervenções.
Em seguida, pedir para que façam a leitura do número decomposto.
Registrar no caderno a decomposição dos números. Não esquecer de registrar a data.







Com o manuseio do ábaco nas aulas de matemática pude perceber avanços significativos na aprendizagem de composição e decomposição de números e na resolução de situações problema.

Os alunos tiveram ao seu alcançe um material prático, colorido e dinâmico. Quando disse que a aula estava chegando ao fim e que era hora de guardar o material, eles pediram para continuar a atividade.

É a terceira vez no ano letivo que utilizo o ábaco na sala de aula e estou muito feliz com os resultados. Tão feliz que registrei os momentos para postar aqui no blog.

Os materiais didáticos estão na escola pra ajudar, melhorar e aperfeiçoar o conhecimento dos alunos e não para ficarem guardados dentro de ármário. Se estiverem sujos é sinal de que foi usado e bem aproveitado!!!

Depois da aula de hoje, conclui que no meu planejamento devo contemplar mais as aulas práticas, pois é visível o quanto os alunos gostam e se envolvem com esse tipo de atividade.


E você? Já fez uso do ábaco em sala de aula? Tem sugestões de atividades?



segunda-feira, 7 de março de 2011

Palestra Online GRATUITA - Dificuldades de Aprendizagem


  • Sintomas dos transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares
  • Transtorno específico do soletrar;
  • Transtorno específico de habilidades aritméticas;
  • Transtorno misto das habilidades escolares;
  • Tratamento dos transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares
  • Conseqüências e riscos da falta de diagnostico e tratamento adequado
Dia 24 de março, as 20h
Para participar, é necessário estar logado ao site e
precisa fazer a inscrição para reservar a vaga.

Para mais informações, acesse
http://www.escolavirtualparapais.com.br/

domingo, 6 de março de 2011

365 histórias


Comprei o livro 365 histórias: uma para cada dia do ano. O livro contém histórias de gêneros textuais diversificados, como contos de fadas, poesias, fábulas, histórias de mensagem de fé, histórias carregadas de diversão e que estimulam a imaginação. Não posso deixar de fazer menção ao ilustrador das histórias, são desenhos cheio de cores, interessantes e criativos. Toda criança vai gostar de ler, todo adulto e a criança pequena que ainda não lê, fará a leitura de imagens tranquilamente.
Um magnifíco trabalho! Adorei! Vou ler a história de hoje.

365 histórias
uma para cada dia do ano
Ilustrações Belli Studio
Blumenal, SC
Todolivro Editora, 2008

O site Todolivro traz mais sugestões de livros divertidos.
http://www.todolivro.com/

sábado, 5 de março de 2011

Tarefa para casa: Tabuada

Vamos construir a tabuada do 2?


x

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

2

0

2

4

6

8

10

12

14

16

18

20

Resolva as multiplicações:

a) 36x 2=

b) 203 x 2 =

c) 414 x 2 =

d) 310 x 2 =

e) 543 x 2 =

f) 646 x 2 =

g) 307 x 2 =

h) 858 x 2 =

*****************************************************

Vamos construir a tabuada do 3?


x

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

3

0

3

6

9

12

15

18

21

24

27

30

REsolva as multiplicações:

a) 32 x 3 =

b) 341 x 3 =

c) 432 x 3 =

d) 345 x 3 =

e) 634 x 3 =





Fé na Educação

f) 506 x 3 =

g) 613 x 3 =

h) 745 x 3 =