sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Filme: Como estrelas na terra, toda criança é especial

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTLB9a8abU8VXpO-LmOeXOQNBPiJN0nrv7c-E-KziQGZowUYGk&t=1&h=188&w=198&usg=__qPlDKuOA8yUkXxWvjUm9i-3IfgQ=

Produção e direção: Aamir Khan
India, 2007

Hoje assisti o filme indiano“Taare Zameen Par” durante a reunião pedagógica. No Brasil o filme tem o nome de “Toda Criança é Especial”. Depois de assistir o filme, percebo que não sou mais a mesma, aquele velhos padrões foram derrubados e posso dizer que algo mudou dentro de mim. O filme é uma obra prima, dessas inspiradas para tocar o coração da gente. O diretor acerta em cheio ao abordar as questões da relação escola e do professor com o aluno, da dislexia, da rejeição, do papel da família, do olhar para as habilidades do aluno...


A direção da escola também acertou em cheio ao escolher esse filme para os educadores porque aborda um fator muito importante para a aprendizagem, que é a auto estima do aluno. Sem auto estima perde-se a motivação e o interesse para aprender. Estejamos atentos!


Como foi bom poder assistir “Toda criança é especial” porque me fez questionar e refletir sobre minha postura em sala de aula. Como é o meu jeito de educar? Estou respeitando a individualidade do meu aluno? Estou valorizando o que ele pode dar? Estou massacrando a sua auto estima? Estou cuidando para que ele não adoeça emocionalmente? Estou apontando os seus erros na frente dos outros? E os acertos? Estou mostrando para ele o quanto ele acerta, o quanto ele é bom nisso e naquilo?

Como não se emocionar com um filme que relata a vida de um menino de 8 anos, Ishaan, que é rejeitado pela escola e pressionado pela família para mostrar resultados, é repreendido o tempo todo por não conseguir aprender, por apresentar dificuldade de concentração e se torna triste e sem alegria de viver? O que fazer para melhorar? Matriculá-lo num colégio interno? Aulas particulares? Atenção dobrada da família?


O filme mostra o caminho. Assista e depois venha me contar.

Se você já assistiu? O que foi que achou?



2 comentários:

  1. Oi querida amiga !!
    Vou tentar assistir o mais breve possivel.
    E por algumas razões todas especiais, tais como fugir (variar) do "made in america", parar de judiar do meu fígado e, mais importante, porque minha querida amiga recomendou.

    Aquele abraço pra voce e um abracinho pra pequena!!

    ResponderExcluir
  2. Neno, obrigada. É muito bom poder escrever sobre filmes que tragam mensagens.

    Já ouvi dizer que filme indiano está superando filme americano. Tomara!

    Abraços à família.

    ResponderExcluir