segunda-feira, 4 de abril de 2011

Professor de matemática

Seu nome era Professor Pereira. Professor de matemática. Eu estava na 6ª série. Na primeira prova do ano, a maioria da classe tirou notas entre 0 e 2 pontos.

Ele apresentou os resultados e fez os seguintes questionamentos: o fracasso de notas tão baixas era dele ou dos alunos daquela sala?

Silêncio total. Não havia resposta. E se havia, melhor não respondê-la, pelo menos naquele momento.

Então, o professor começou a traçar metas com toda a classe para a próxima prova. Ele deixou bem claro que queria ver todos tirando 8, 9 e 10. Para o bem dele e para o bem de todos.

Mas, para alcançar tal sucesso era necessário algumas atitudes por parte dos alunos. Ele foi enumerando as tais ações que deveríamos praticar:

1- Prestar atenção nas aulas, levantar a mão e pedir explicação no momento que houvesse dúvidas.

2- Jamais ir pra casa com dúvida na cabeça. Se houvesse dúvidas que o procurasse em qualquer lugar da escola, até mesmo fora do horário de suas aulas, no corredor, na hora do recreio, nas aulas vagas, etc.

3- Ao chegar em casa, revisar a matéria, refazer tudo em um outro caderno. Se não tivesse caderno, que pegasse esses panfletos na rua( tipo propaganda comercial, santinho de políticos) e os utilizassem para os exercícios.

Todos entenderam o recado. E assim foi feito. Lembro-me de muitas mãos sendo levantadas para perguntar: professor, poderia explicar de novo? Professor, não entendi, por que esse número veio parar ai? Começei a perguntar também. Ele nunca se recusou a explicar de novo. Nunca demonstrou impaciência ou arrogância. Nunca gritou. Falava baixo.

Na próxima prova, ele permitiu que os alunos acompanhassem a correção. Formou-se uma rodinha em volta da sua mesa. A alegria era geral. As notas eram de 7 a 10. Eu obtive a primeira nota 8 na minha vida escolar.

Continuei seguindo as recomendações do professor Pereira por toda a vida. Sempre funcionou!

5 comentários:

  1. Ro, lindo relato. Que aluno não gostaria de tê-lo como professor de matemática... Esse sim é um verdadeiro educador. Antes de culpar os alunos pelo fracasso, questionou-se primeiro e encontrou uma saída.
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  2. Isso sim que é ser professor.

    Tive alguns assim, por minha sorte, e hoje tento ser assim também.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. ETernoAprendiz: os bons profesores que tive me motivaram para exercer o magistério. Obrigada pelo seu comentário. Abraços de fé!

    Ronaldo: que surpresa boa vê-lo aqui! Eu tento ser assim também. Obrigada pela presença. Abraços de fé.

    ResponderExcluir
  4. Procuro cumprir a minha missão, Educar para mim é mais que vocação é doação.



    Tem selinho para você no blog.
    Olha estou abrindo um espaço para postar artigos dos colegas,
    Envie por email e logo estará sendo divulgado no blog
    Beijosssssssssssss

    Obrigada por estar dividindo comigo este espaço virtual

    http://professorinhamuitomaluquinha.blogspot.com/2011/04/50000-visitas-que-sonho.html

    ResponderExcluir
  5. Josandra Rupf: Obrigada por me oferecer o selinho e pelo seu comentário. Parabéns pela conquista de 50000 visitas! Abraços e mais abraços de fé na educação.

    ResponderExcluir