domingo, 15 de maio de 2011

Rascunho na produção de texto



Fazer uma lista dos assuntos que serão abordados na produção de acordo com o tema proposto ou sobre a história que será recontada.

Combinar que cada assunto será um parágrafo.

Lembrar sobre os sinais de pontuação, coerência, coesão. Não esquecer do título.

Assim que terminarem de produzir os textos. Recolher para a correção necessária. Fazer as anotações, grifar erros, apontar os avanços que o aluno obteve. Por exemplo, se o aluno não utilizava parágrafo, e nesse texto mostrou visível esforço para utilizá-lo, é muito bom estimulá-lo escrevendo bilhetinhos em baixo do texto dizendo o quanto você está satisfeita com esse progresso.

Feita as correções, pedir para os alunos passarem a limpo o texto. Será a segunda produção. Os alunos deverão observar os seus erros e acertos e copiar o texto de maneira correta obedecendo as correções feita pelo professor.

No momento estou trabalhando sequência didática na produção de textos. É o 4º ano do ensino básico. Rascunho é uma das etapas. Trabalhar com rascunhos ajuda o aluno a ler a sua própria produçaõ e a reconhecer os seus erros. Através do erro é que aprendemos e refazemos. Só se aprende a escrever, escrevendo muito e errando muito também, por isso a importância do rascunho.

E você? Tem alguma sugestão de como trabalhar com rascunhos em sala de aula?

Um comentário: