domingo, 27 de fevereiro de 2011

Situações problema para 3º e 4º ANOS

RECORTE AS TIRINHAS.

COLE NO CADERNO.

LEIA COM ATENÇÃO E RESOLVA AS SITUAÇÕES PROBLEMA:


Joaquim tem muitas figurinhas. 58 são de jogadores de futebol, 48 de formula 1 e 32 de

filmes de cinema. Quantas figurinhas Joaquim tem no total?


Milena tem muitos primos, 16 são meninos e 8 são meninas. Somando todos, quantos primos ele tem?


Para uma festa na escola, dona Carolina fez 80 balas de coco. Embrulhou 27 e o resto deixou para o dia seguinte. Quantas balas restam para ela embrulhar?


Tenho 35 figurinhas. Se o álbum completo cabem 100 figurinhas, quantas faltam para eu completá-lo?


Tinha 30 fichas do jogo dos animais. Perdi algumas e fiquei com 12. Quantas eu perdi?



Solemar tem R$ 220,00 para comprar um rádio que custa R$ 470,00. Quantos reais faltam para Solemar comprar o rádio?



domingo, 20 de fevereiro de 2011

Atividades para tarefas 3º e 4º ANOS

TAREFA PARA CASA

Nome:____________________Data:_____ANO:___

Complete a tabela. Pinte os números pares de azul e os ímpares de vermelho:

1000

1001





1006




1010










1020







1027











1038



1041





1046




1050



1053


1055




1059




1063

*****************************

TAREFA PARA CASA

Nome:__________________Data:____ANO:__

RESOLVA AS SITUAÇÕES PROBLEMA:

a) Paulo tem uma coleção de selos. Ele tem 3 centenas de selos brasileiros e 7 dezenas de selos estrangeiros. Quantos selos ele tem em sua coleção?




R:

b) Em um pomar há 7 dezenas de pés de laranjas e 2 centenas de pés de manga. Quantos pés de frutas há no pomar?





R:

c) Murilo tem 200 cards. E seu irmão, Paulo tem 124. Quantos cards Paulo precisa pra completar a quantidade de cards de Murilo?




R:

d) O álbum de figurinhas de Juliano cabem 500 figurinhas. Juliano já colou 357. Quantas figurinhas faltam para ele completar o álbum?




R:

***********************************

TAREFA PARA CASA

Nome:________________Data:______ANO:___

RESOLVA AS SITUAÇÕES PROBLEMA:

a) Uma costureira comprou carretéis de linhas, sendo 98 azuis, 108 amarelos e 37 vermelhos. Quanto carretéis comprou ao todo?





R:

b) Janaina nasceu em 1992. Quantos anos ela fará em 2011?






R:

c) A doceira Mirela comprou 2 centenas de ovos para fazer pães e doces. 3 dezenas se quebraram no caminho. Quantos ovos restaram?




R:

d) Quatro unidades de milhar, 3 centenas, 2 dezenas e 4 unidades. Qual é o número?





R:

************************************

TAREFA PARA CASA

Nome:__________________Data:______ANO:__

Resolva as situações problema:

a) Leonardo tinha 498 figurinhas. Ganhou outras 27 de seu irmão. Com quantas figurinhas ficou?





R:

b) Pedro está lendo um livro de 200 páginas. Já leu 145. Quantas páginas faltam para ele terminar de ler o livro?





R:

c) Na escola que Joana estuda há 273 alunos matriculados de manhã e 257 alunos a tarde. Quantos alunos há no total na escola?





R:

d) Carlos nasceu em 1998. Quantos anos ele completa em 2011?






R:

**************************************

TAREFA PARA CASA

Nome:__________________________Data:______ANO:___

Arme e resolva as operações:

a) 470 + 78=

b) 365 + 665=

c) 785 – 474=

d) 600 - 568=

e) 85 x 3=

f) 209 x 4=

g) 326 x 2=

h) 12 : 3=

i) 128 : 4=


**********************************

TAREFA PARA CASA

Nome: _____________________Data:______ANO:____

Arme e resolva as operações:

a) 3.209 + 359=

b) 6.492 + 2730=

c) 254 + 354 + 23=

d) 5.987 + 4.323=

e) 2.011 -1.980=

f) 900 - 856=

g) 200 - 194=

2.010 – 1.984=

***************************
TAREFA PARA CASA

Nome:______________________Data: ________ANO: __

Arme e resolva as operações:

a) 3.073 + 6.412=

b)3.568 + 1327=

c) 2.011 + 4.499=

d) 9. 421 + 6. 659=

e) 800 - 583=

f) 850 - 480=

g) 1.865 - 419=

h) 1.000 - 28=

*************************

Rosangila

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Fé na Educação.

Educação
Mãos que escrevem, que teclam,
que mostra uma obra de arte,
e diz toda feliz: fui eu que fiz!
mãos que recortam, que colam papéis e que constroem.
Mãos que copiam e criam um desenho.
Lápis de cor, guache, giz de cera.
Mãos que movem peças do jogo.
Que traçam retas e formam
um carro ou castelo.
Mãos que escolhem um livro para ler,
Olhares atentos: é hora da história.
É hora da piada.
É hora do recreio.
É hora da escovação.
É hora da música.
É hora de acalmar o coração.

Imagens e texto de Rosangila

Borboletinha


A tia Jú ajudou minha filhinha de 3 anos
a fazer essa borboletinha!
Na escola Tom e Jerry.
Uma graçinha!!!!

Selo Medalha de ouro

Ganhei da Cida do blog

Diálogo e Educação II
http://profcidadialogoeducacao.blogspot.com/

Cida obrigada pela lembrança!
É lindo!!!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Selinho!

Este eu ganhei da querida amiga Cida
http://dialogoeducacao.blogspot.com/






Cida, obrigada por se lembrar de mim.

Ofereço esse selo para todos os blogs parceiros e
seguidores do Fé na Educação.
Obrigada a todos pelo apoio e pela visita!


***********************
Esse eu ganhei da
Telva do blog Eterno Aprendiz
http://telvatanajura.blogspot.com/

Este selo é o reconhecimento para os blogueiros

Criativos e dedicados!!

Telva, obrigada por me incluir na lista.


Ofereço esse selo para todos os blogs parceiros e
seguidores do Fé na Educação.
Devido a problemas de velocidade de conexão não posso
avisar a cada um do selo oferecido.
Então, fica aqui registrado que ofereço para vocês
com muito carinho e consideração.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

O encontro marcado.

Passei toda minha infância longe da cidade, num sítio onde havia um pé de jabuticaba, muitas árvores, muito verde, muitos passarinhos. Provei das delícias de colher fruta madura do pé, de andar com os pés descalços e de correr livremente pela grama, sem ter medo de nada. Entetanto, foi muito difícil estudar. Meus pais possuíam poucos recursos para oferecer a mim a aos meus dois irmãos menores. Estudei até a quarta série numa escola rural, onde os filhos dos agricultores e dos funcionários da cerâmica compartilhavam as mesmas carteiras. Lembro-me que a professora se desdobrava para atender as quatro séries ao mesmo tempo e na mesma sala de aula. Apesar da falta de recursos e do desconforto, havia um tempo reservado para brincar nos arredores da escola. E como brinquei, como corri, como fui feliz!

Iniciei o período ginasial na cidade. Me empenhei muito nos estudos. Passei a conhecer através dos livros muitos lugares, personalidades, romances.

Os anos que se seguiam foram marcados por boas notas e entreguei-me totalmente aos livros. Com dezessete anos, já havia lido Gandhi, Jorge Amado, Érico Veríssimo, José Mauro de Vasconcelos e muitos outros.

Lia muito Fernando Sabino. As obras que li são: O grande mentecapto, O menino no Espelho, O encontro marcado, o conto O homem nu. Há livros que realmente marcam a vida de um jeito que serão lembrados para sempre.

O meu livro preferido do Fernando Sabino foi “O encontro Marcado”, de Fernando Sabino. Relata a história de um adolescente Eduardo Marciano, desesperado a procura de si mesmo e da verdadeira razão de sua vida. Ele se torna um adulto e percebe que nunca fora o mesmo. Tem o hábito de citar frases de filósofos e poetas. Debate temas com os amigos. Houve uma forte identificação com os relatos em relação aos desencantos, melancolia e a busca pelo encontro que eu não sabia bem o que era, mas que não desistia de buscar. Foi através dessa leitura e de outras que eu pude entender o que acontecia comigo e me ajudou a refletir sobre quem eu era e o que desejava ser...


Lindo e sublime o jeito de escrever de Fernando Sabino! Um dos grandes escritores do Brasil. Ele se se foi, mas permanece em suas obras.


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Selo Prêmio


Recebi da Cida do blog

Diálogo e Educação II


http://profcidadialogoeducacao.blogspot.com/


Obrigada por lembrar de mim.

Fico feliz em saber que o ...


... o selo e o prêmio servem de reconhecimento e incentivo ao trabalho
dos blogueiros espalhados por todo o Brasil,
criando uma rede de indicações e blogs.

Quem recebe o selo, deve seguir algumas regrinhas;
Estas visam indicar para Sunshine Award
mais alguns blogs para que sejam analisados
e possivelmente premiados:

1- Criar um link do blog que o indicou;
2- Indicar outros 10 blogs para a Sunshine Award;
3- Informar aos indicados sobre o prêmio.


VOU PRESENTEAR OS SEGUINTES BLOGS:

Denise Ferreira do Blog Dif.@Corujinha...Amiga!
Adriana do blog Cantinho da Educação
Telva do blog Eterno Aprendiz
Neusa do blog Educação em destaque
Adriana do blog Cantinho da Profe Adri
Tane do blog Praticamente Inofensiva
Joana Neves My lovely Blog
Maria Simões do Blog da Profª Maria Simões Brito
Cris Padilha do blog Espaço Cris Padilha
Josandra Rupf do blog Oficial Professora muito maluquinha

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sorteio no Torne Seu Filho Mais Inteligente



No dia 17 de Fevereiro , será sorteado o livro Animais da Fazenda, o livro parece ser bem divertido!

Eu já estou participando e você?
Para participar
Clique AQUI!
Até 17/02Link

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Rosinha, minha canoa


De José Mauro de Vasconselos

O livro me sensibilizou muito. Na escola onde fazia a sétima série tinha uma biblioteca enorme e escolhi o livro, porque tinha acabado de ler O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconselos. Me chamou a atenção, o título. Pensei: Por que Rosinha? Por que minha canoa? E através dessa leitura maravilhosa, percebi que a canoa falava. Vejam só! José Mauro conversou com um pé de laranja lima e com uma canoa. Há trechos de pura poesia e sensibilidade.

"Rosinha, minha canoa" é uma obra que conta a história de Zé Orocó, um homem de hábitos simples e sensível, eu diria um romântico apaixonado pela natureza em que foi criado. Gosta da vida calma sem luxo e sem preocupações longe da cidade grande. Não tem ambição. Para ele basta viver na sua terra em meio à floresta e rios, com a sua canoa, sua melhor amiga.

Zé Orocó tem uma casinha simples, tipo de um ranchinho, na beira do Rio Araguaia. Sua rotina de vida é subir e descer o rio, que conhece muito bem e descobrir pontos não explorados pelo homem. Quem o acompanha? Rosinha, sua canoa. Ele se dirige a ela como se fosse uma pessoa da família, conta seus segredos, mantém longas conversas e reflexões. Diante dessa amizade explícita com a canoa, espalhou-se a fama de louco e é internado num manicômio da cidade bem distante da sua Rosinha.

Zé Orocó critica o modo de vida dos urbanos, sempre apressados, com horário pra cumprir, carros na rua, fumaça, poluição, barulho, violência, pessoas estressadas. E afirma que louco são os homens da cidade por levar esse tipo de vida...

Enfim, uma história de pureza, amizade, fantasia, lendas, amor pela natureza e o enaltecimento pelas coisas simples da vida. Leitura cativante. Quem faz a leitura desse livro, sempre tem algo para contar!


*************************************************


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Uma turnê diferente




De segunda a sexta, às 8h30 assisto na TV Cultura, Uma turnê diferente, que ocorre na Argentina. São episódios de jovens portadores de necessidades especiais que se apresentam por toda a Argentina . Uma turnê bem diferente mesmo, pois esses jovens viajam pelo país, emocionam platéias e entre um intervalo e outro de show, contam suas histórias, incluindo a infância, a adolescência, a superação, a descoberta de seus talentos e dons artísticos.

Os capítulos mostram a realidade de jovens que nasceram e desenvolveram diferentes síndromes, possuem limitações físicas, mas vão demonstrando força e determinação resultando numa incrível capacidade artística. A música é a verdadeira paixão e motivação para continuarem unidos na turnê.

Cada capítulo uma história diferente. Cada jovem deficiente tem uma história para contar. A turnê é apresentada de modo dinâmico onde podemos ver a união e a persistência dos artistas.

Acordo cedo para assistir e começo o dia na esperança e na alegria por saber que há pessoas que acreditam na inclusão. E que, se não fosse essas pessoas acreditarem nesses jovens, hoje, talvez, não conheceria o trabalho deles e nem estaria registrando aqui a minha emoção por vê-los se apresentando.

Assinam a direção León Gieco( pop star argentino e músico que acreditou nos jovens), Fernando Molnar e Sebastian Schinde.

A partir dessa turnê nasce o projeto Mundo Asas, com filmes, livros, CD e apresentação na TV.

Uma série da TV Cultura que recomendo! Pelo tema que é a inclusão, pelo exemplo e pelas reflexões!


Site de referência:
http://www.tvcultura.com.br/uma-turne-diferente/

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Minha Leitura nas férias


Menina Flor - Cybele Meyer-L itteris Editora
Cidadania e Educação - Jaime Pinsky - Editora Contexto
Contos escolhidos -Machado De Assis
A escola e o conhecimento - Mario Sergio Cortella - Editora Cortez
A cabana - William P. Young - Editora Sextante
A hora da estrela - Clarice Lispector - Editora Rocco
Nita e Paulo Crônicas de amor - Ana Maria Araujo Freire - Editora Olho dágua
Deus Protege os que amam - J. M. Simmel
O texto na sala de aula - João Wanderley Geraldi- Editora Ática
Pedagogia da esperança - Paulo Freire- Editora Paz e Terra

Esses são os livros que estou lendo nas férias.
Alguns são lançamentos.

Outros não são tão novos, mas trazem temas atuais
como Cidadania e Educação do Pinsky e A escola e o conhecimento do
Mario Sérgio Cortella. Todo educador deveria ler.

Alguns eu já li e por pura paixão estou lendo de novo
como A hora da estrela da Clarice e Crônicas de amor da Nita Freire,
ela relata dez anos de convivência com Paulo Freire.
Lindo!

Não poderia ficar de fora da minha lista
Machado de Assis. Adoro!

E pra completar, um bom romance do
grande escritor europeu J. M. Simmel.


E você? O que está lendo nas férias?

Se não está de férias, o que anda lendo
atualmente?

"Assim, senhores, sejamos sérios. Que cada um leia o que quiser, mas leia. E se, na pior das hipóteses, for apenas um desses consumidores compulsivos que , uma vez descompensados, precisam comprar, comprar, comprar, que ao menos compre um livro. Quanto mais se venderem livros, maiores são as edições e assim o preço ficará mais baixo para os leitores de verdade. E isso é bom para todos."
Jaime Pinsky






terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Trabalhando com parlenda (Texto fatiado)

Textos para recortar, ordenar e colar no caderno.


Texto para completar

MEIO-DIA,
MACACO SOFIA
PANELA NO FOGO,
BARRIGA VAZIA.

Mais sugestões e roteiro de aula
sobre como trabalhar com essa parlenda
no site do
Portal do Professor

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Divisor de águas


Mariana levava uma vida mansa. Como a brisa da manhã. Não sabia o que era pressão do dia a dia.

Sua vida se resumia em acordar tarde, ir para escola, dormir. Aos finais de semana passeava com os pais para
o Campping ou para o shopping mais próximo.

Tinha 16 anos. E não tinha ideia da profissão que iria exercer. Gostava de maquiagem, testar novos produtos de
beleza. Nunca foi paranóica com o seu peso. Mas era extremamente cuidadosa e vaidosa com os seus cabelos.

Num domingo, de volta de um passeio com os seus pais. Um carro veio na contramão e se chocou com o carro. Um acidente de proporções assustadoras.
Os pais morreram na hora. Mariana ficou internada por um mês. Havia ferimentos por todo o corpo, barriga, pernas
e cabeça.

Os parentes vieram e lhe contaram a verdade. Ficou por uma semana sem falar. Estarrecida. Olhar fixo na parede.
Parecia alheia a tudo.

Chamaram uma psicóloga. Um padre. Depois um pastor. E por fim, não chamaram mais ninguém.

No dia da sua alta. Mariana falou. Perguntou para onde iria.

Os parentes entreolharam-se. E explicaram: Não havia mais casa. Teria que ir para a casa de um deles.

Mariana olhou cada um dos parentes que tinha que escolher. E ficou em silêncio. Fechou os olhos.

Preferia ir para um abrigo de menores, mas não iria com eles.

Estava decidido. Iria para qualquer lugar. Pegou a bolsa. Disse um muito obrigada e saiu apressadamente.

Ao chegar na rua. Respirou fundo. Começou a caminhar. Seus passos eram lentos no início, depois as passadas
eram mais velozes.

E caminhou em direção do sol, do pôr do sol, depois da lua. As estrelas brilhavam no céu.

Faltava pouco para chegar.

Esse era o divisor de águas que tanto temia que acontecesse. Mas aconteceu. Agora, só queria chegar logo. Faltava pouco...

Texto fictício de minha autoria.


sábado, 8 de janeiro de 2011

No tempo em que vivo...


...posso andar descalça
pela grama...
tomar chuva, correr
pelo quintal...
No tempo em que vivo
posso brincar com os vizinhos,
escrever cartas para os amigos,
ligar para os mais queridos...
No tempo em que vivo,
posso ficar horas de bobeira,
ler um bom livro, escrever e
conversar a tarde inteira...
No tempo em que vivo,
posso andar à pé pelo bairro,
buscar sonho na padaria,
preparar a mesa com alegria.
No tempo em que vivo,
posso acordar cedo com o
canto dos passarinhos...
colher as flores no jardim.
O tempo pode até passar,
mas só eu sei o que essas
pequenas coisas
significam pra mim.

E você? Como está vivendo o seu atual tempo?

Texto e imagem de minha autoria